blog Blogg bloggers Spot Site Download Jogos traduções curiosidades entreterimento fotos videos

domingo, 24 de março de 2013

O Seu Olho ou Pálpebra Treme?


Siga o blog, comentem, divulguem, se divirtam e sejam Bem Vindos!



É comum a queixa que o olho está "tremendo" ou "pulando". Isso ocorre porque há uma contração involuntária do músculo da pálpebra semelhante a uma câimbra em alguma outra parte do corpo.


Mas o que são as pálpebras?
As pálpebras são as pregas de pele que recobrem o olho. Elas são compostas por mais estruturas além da pele. Entre essas estruturas temos glândulas (que contribuem com componentes da lágrima que lubrifica o olho), os cílios (que auxiliam a proteger o olho) e os músculos que, ao contraírem-se, promovem a abertura e o fechamento das pálpebras.
O músculo orbicular contrai-se com a finalidade de fechar os olhos voluntária ou involuntariamente (tanto por reflexo de proteção quanto para distribuir a lágrima pela superfície ocular). Algumas vezes a contração involuntária aparece em freqüência e intensidade aumentadas, geralmente afetando um pequeno grupo de fibras musculares e de forma temporária, o que denominamos mioquimia.
Quase sempre melhora com a redução do consumo de estimulantes (café, chá preto, chá mate, chocolate, coca-cola, guaraná etc) e com o aumento da ingestão de calmantes naturais (camomila, maracujá etc). Se for persistente, o clínico deverá avaliar a possível existência de alterações que possam afetar o funcionamento muscular (consumo ou perda inadequados de eletrólitos, tais como cálcio e fósforo) ou neurológico.

Já o blefaroespasmo é uma doença progressiva em relação à extensão e intensidade da área afetada e à intensidade das contrações, inclusive afetando outras áreas da face. Sua origem pode ser neurológica ou vascular e cabe ao neurologista diagnosticar e indicar o melhor tratamento clínico ou cirúrgico para a condição.

A toxina botulínica (BOTOX) pode ser aplicada nas áreas afetadas, levando ao alívio temporário dos sintomas. É o tratamento mais utilizado atualmente, de forma segura e eficaz. O tratamento geralmente é realizado pelo oftalmo ou neurologista.